CULTURA

 
10 de dezembro 2012 - às 22:17

Windeck - A nova novela angolana nos ecrans da TPA

A nova telenovela de produção nacional, que será exibida brevemente no Canal 2 da TPA e TPA Internacional, foi apresentada recentemente ao público, no decorrer de uma cerimónia realizada num dos Hotéis de Luanda.

 

A nova telenovela de produção nacional, que será exibida brevemente no Canal 2 da TPA e TPA Internacional, foi apresentada recentemente ao público, no decorrer de uma cerimónia realizada num dos Hotéis de Luanda.

Em gravação desde Abril, Windeck, com uma trama cheia de intrigas, drama, humor e glamour, lança a reflexão sobre as escolhas que todos temos que fazer para alcançar os nossos objectivos de vida.

Este projecto de ficção, que toma de empréstimo o nome e a inspiração do êxito internacional do kudurista Cabo Snoop, é um projecto ambicioso no panorama da produção nacional. Produzido pela Semba Comunicação, pretende seduzir todos os telespectadores angolanos e lançar um piscar de olho ao mercado audiovisual internacional.

O elenco, resultado de um processo de casting que teve início no último trimestre de 2011, conta com a presença de nomes incontornáveis da televisão, como Micaela Reis, Tânia Burity, Vanda Pedro, Fredy Costa, Edusa Chindicasse, entre outros, e reúne ainda figuras sonantes do teatro, como Yolanda Viegas e Enoque Caracol. Entre os actores que têm trabalhado em projectos internacionais, destaque para Eric Santos e Ery Costa. De realçar ainda a forte aposta em novos talentos revelados nos castings, como os modelos Nádia Silva, Dennis Fonseca e a finalista do Bounce 2011, Ailsa da Conceição.

Atrás das cenas também houve uma forte aposta no talento angolano. A jovem stylist Mónica Lafayette é parte fundamental da equipa de figurino que dará um sabor angolano ao guarda-roupa exibido na telenovela Windeck. Esta criativa angolana temse destacado principalmente pelo seu trabalho em produções de moda para várias publicações bem como consultora de moda de figuras ilustres, como Bruna Tatiana e MC Virgul da banda Da Weasel.

SINOPSE Centrada no dia-a-dia da redacção de uma revista de estilo de vida, onde reinam a beleza, o glamour e os sonhos, o enredo de Windeck vive em torno dos dilemas da vida moderna, onde os personagens são constantemente confrontados com a tentação e têm de optar entre a ética e a ambição desmedida.

Este projecto de ficção pretende lançar a reflexão sobre a escolha que todos temos que fazer para alcançar os nossos objectivos de vida: se pela via dos esquemas,“biznos”, embustes e do facilitismo , ou se pela via do carácter, do trabalho honesto, da transparência e civismo.

Nesta novela serão celebradas as cores, sabores, vivacidade e força da cultura angolana, bem como serão debatidos temas socialmente relevantes para a sociedade angolana como a violência doméstica e as doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Para quem ainda não descobriu, com esta novela será desvendado o verdadeiro significado de Windeck.

 

 

Os Actores

ilsa da Conceição Tem 20 anos e é natural de Luanda.

Tornou-se conhecida do público angolano em 2011, enquanto participante da 3a edição do concurso televisivo "Bounce".
Actualmente, além de representar, Ailsa é estudante do ensino superior na área de Recursos Humanos.

Celso Roberto Tem 35 anos e é natural de Benguela.

Em "Vidas Ocultas" dá os primeiros passos como actor, uma oportunidade que abriu portas para outros projectos televisivos de destaque na televisão angolana como "Reviravolta" e "Doce Pitanga".

Toca percurssão e guitarra. Como ele próprio diz "Não vive sem música" Em paralelo à vida de actor, é também DJ na noite de Luanda.

Celma Pontes É natural do Lobito e faz agora a sua estreia em telenovela. É no Horizonte N`zinga M`bandi que dá os primeiros passos no teatro, em 1992. Em 2004 aposta na sua formação, frequentando um curso profissional de formação de actores ministrado pela escola Braapa, oriunda do Brasil, vindo posteriormente a integrar o Colectivo Walpipa onde colabora em mais de 30 peças de teatro. Paralelamente, participa em diversas radionovelas na Rádio Ecclesia.

No cinema, destaque para as participações no filme de Dorivaldo Fernandes, Ilumba d` Angola e "Contador de Histórias" de Analtina Dias.

Fredy Costa Nasceu em Luanda. Como manequim tem conquistado vários prémios e participou em várias campanhas publicitárias.

A primeira experiência como actor surgiu em 2001, na mini-série "Vidas Ocultas", rampa de lançamento para outros projectos de ficção, como "Sede de viver", "Entre o crime e a paixão", "Doce Pitanga" e "Voo Directo" (uma co-produção entre a Semba Comunicação e SP Televisão exibida nos canais da TPA e RTP).

Micaela Reis É modelo, actriz e apresentadora. Em 2007 foi eleita Miss Angola e Miss Mundo Continental (África) e desde então empresta a sua beleza, carisma e talento a vários projectos publicitários e mediáticos. A estreia como actriz acontece em 2010, na série “Voo Directo", e desde 2011 apresenta os concursos televisivos Elite Model Look Angola e Elite Model Look Moçambique.

Clélio Márcio Tem 17 anos e é uma das mais recentes apostas da Semba Comunicação.
Durante 4 anos co-apresentou o programa infantil "Kidy Bué", tendo sido dos mais jovens apresentadores do Canal 2 da TPA.

Dá agora os primeiros passos na representação.

Dennis Fonseca Trata-se de um dos mais destacados modelos angolanos da actualidade. No currículo destacam-se várias campanhas publicitárias nacionais e internacionais.

Estudante da licenciatura em Geologia é também uma cara conhecida da vida nocturna de Luanda, tendo assumido a gestão de um dos mais emblemáticos espaços de diversão nocturna da capital. É mais uma estreia na ficção nacional.

Edusa Chindecasse É reconhecida pelo grande público pela divertida participação na sitcom "Conversas no Quintal". Em televisão, colaborou também como repórter no programa "Bastidores" da TPA. O teatro é uma actividade que exerce regularmente desde 2007, altura em que integra o colectivo NZinga Mbande que a levou a participar em inúmeros festivais de teatro, tais como: "Fesllip" no Brasil, "Teatro Xtremo" em Espanha, "I Mostra de Jovem Criadores da CPLP" em Portugal, entre outros.

Enoque Caracol É membro do colectivo Horizonte NZinga Mbande desde 1990 onde participou em mais de uma dezena de peças teatrais. Frequentou diversos ateliers e oficinas de teatro realizadas em Luanda com os encenadores João Mota, Carlos Paulo, Cristiane Sobral, Ricard Marcy. Fez igualmente formação teatral no estrangeiro, nomeadamente no Naif Theatre, em Paris e no Studio Fátima Toledo no Rio de Janeiro.

No cinema destaque para as participações na longa metragem "O Miradouro da Lua" de Jorge António, "A Cidade Vazia", de Maria João Ganga e "O Comboio da Canhoca", de Orlando Fortunato.

Eric Santos Nasceu em Angola há 40 anos. Como actor já integrou diversos projectos nacionais e internacionais. Com presença assídua no pequeno ecrã, fez várias novelas e séries para a televisão portuguesa como "A Jóia de África" e "Regresso a Sizalinda". Pelo teatro e cinema também marcou presença, destaque para a participação no filme "Kaminey", uma produção de Bollywood.

Ery Costa Natural de Benguela, integrou vários projectos de ficção como a série "Voo Directo", "Equador", "Makamba Hotel" e recentemente, como guionista, assinou a série "Os Primos". É ainda poeta, professor e rosto de várias campanhas publicitárias em Angola.

Grace Mendes É na dança que tem início a sua actividade artística.

Durante 4 anos trabalhou em Espanha como bailarina de um programa televisivo. A sua carreira como actriz arranca com chave de ouro: um casting levou-a a protagonizar o espectáculo de abertura da "Expo 98", em Lisboa, ao lado do actor português Paulo Pires. O espectáculo chamava-se "Bárbara Cativa" e foi encenado por

Maria Emília Correia.
Depois desta experiência, participou em diversas telenovelas portuguesas, tais como "Ganância", "O teu Olhar", "O Olhar da Serpente" e "Morangos com Açúcar".

Na televisão angolana, destaque para a participação no elenco principal da série televisiva "Makamba Hotel".

Helena Moreno Iniciou a sua carreira de actriz, no teatro tendo passado pelos principais grupos teatrais da capital Henriques Artes e Horizonte NZinga Mbandi.

Deu a cara em diversas campanhas publicitárias e foi apresentadora do programa de rádio "Bombástico".

Em televisão, destaque para a participação como protagonista na telenovela "Doce Pitanga".

Henesse Cacoma Tem 24 anos e é repórter da Semba Comunicação há 3 anos.

No seu currículo destaca-se a participação nos programas Elite Model Look Angola e Bounce. É conhecida igualmente por ser um dos rostos do programa Flash.

Fez o curso médio de Comunicação Social e encontra-se actualmente a frequentar a Universidade.

Joel Benoliel Tem 30 anos, é natural de Luanda.

Formou-se em Perfoming Arts pela School of London e depois rumou a Los Angeles onde na Universal Studios fez o curso Acting For Film Making. Estagiou em Portugal durante 1 ano na RTP e na Sic como repórter de imagem. Quando regressou a Luanda, entrou para a TPA como assistente de realização.

No seu Currículo encontramos vários programas, como “Estrelas ao Palco”, “Bastidores”, “Elite Model Look”, “Angola Encanta” e “Voo Directo”. Mais tarde começou a colaborar com a Semba Comunicação como produtor e Windeck é a primeira experiência como actor.

É um workaholic, confessa, mas quando não trabalha, gosta de viajar e é fã de futebol.

Lélis Twevekamba Tem 18 anos e é finalista do Ensino Secundário.

Desde 2010 que é actor do grupo de teatro Horizonte NZinga MBande, onde tem participado em algumas produções.

O contacto com a televisão surge através da participação em campanhas institucionais de sensibilização à população, entre as quais a "Stop SIDA", produzida para a TPA.

Marta Faial Inicia a sua carreira como modelo, actividade que exerce regularmente desde 2002.

No currículo, tem capas feitas para as revistas Flash, Chocolate, Playboy, entre outras. Em televisão, estreia-se profissionalmente como actriz em "Morangos com Açúcar" (actualmente em exibição no Canal 2 da TPA), tendo participado também nas versões de teatro e musical desta série televisiva.
Mais recentemente, destaca-se a participação na série "Rebelde Way".
A formação tem sido uma aposta regular da actriz, com participações em workshops em Portugal e nos Estados Unidos.

Mendes Lacerda Tem 27 anos e é natural de Luanda.

A entrada para o universo da televisão aconteceu em 2007. Através da TPA participou em várias séries, mas foi em "Doce Pitanga" que conquistou o público.

No entanto, a vontade de pisar um palco começou antes, com o grupo de Teatro Henrique Artes, onde esteve cerca de 9 anos e foi lá que entrou em projectos distinguidos com o Prémio de Teatro Cidade de Luanda.

Em 2010 abraçou um projecto da LSProduções, mas desta vez como director adjunto.

Nádia Silva Representou Angola no concurso Miss Mundo em 2009, depois de ter conquistado os títulos de 1a Dama nas edições Miss Cabinda e Miss Angola. Actualmente é modelo onde se destaca o editorial feito para a revista FHM, na edição sul africana. .

Em televisão, apresentou na TPA o programa "Nsi Mbote", programa de divulgação da província de Cabinda.

Paralelamente é estudante de Direito.

Pedro Martins Tem 18 anos, é natural de Lisboa e a primeira experiência em televisão aconteceu aos 9 anos, na série “Batanetes”, da TVI. A aposta no teatro surgiu no mesmo momento e desde então integrou várias projectos de teatro amador.

Depois de integrar o elenco principal da série “Detective Maravilhas”, surgiram vários convites para participações especiais em “Floribella”, “Chiquititas”, “Podia Acabar o Mundo”, “Laços de Sangue” e ainda algumas curtas metragens.

Frequenta o primeiro ano de Engenharia Electrotécnica e de Computador, no Instituto Superior Técnico. Toca guitarra e gostava de ter uma banda.

Rui Santos Actor de nacionalidade portuguesa, inicia a sua formação teatral na escola de artes circenses Chapitô, em Lisboa.

O contacto com a televisão surge com as novelas portuguesas "Filha do Mar" e "Saber Amar", contudo é na serie "inspector Max" onde participa nas duas primeiras temporadas, que alcança maior reconhecimento por parte do grande público. Desde então, tem tido presença regular no pequeno ecrã, com participações em novelas como: "Fala-me de Amor" ou "Floribella".

Recentemente protagonizou a derradeira temporada de "Morangos com Açucar", novela juvenil que a TPA esta a difundir no seu Canal 2.

Solange Hilário Tem 19 anos, nasceu em Portugal e é descendente de angolanos. É cantora profissional mas tem trabalhado igualmente como modelo. Tem formação em dança, actividade em que tem apostado.

Actualmente, vive na cidade do Porto, em Portugal.

Vanda Pedro Nasceu em Luanda. É licenciada em comunicação social, formação que põe em prática diariamente como repórter do programa Flash, que concilia com a representação.

Após vários cursos de teatro, em 2002 surgiu a oportunidade de integrar o elenco da sitcom de sucesso "Conversas no Quintal".

Tânia Burity Natural de Luanda, multifacetada, trabalha como apresentadora de televisão, locutora de rádio, modelo e actriz.

Já integrou vários projectos de ficção, nos ecrãs e no palco: "Vidas Ocultas", "Reviravolta", "Sede de Viver", "Entre o Crime e a Paixão", “Minha Terra Minha Mãe", "Hotel Comarka", "A Passageira", "Os Monólogos da Vagina" e "113".

Yolanda Viegas Nasceu no Waco Kungo e vive actualmente em Luanda. É um dos nomes mais conhecidos da dramaturgia angolana. Faz teatro, cinema e televisão.

"De quem é a Culpa", "Amor e Droga", "Os monólogos da vagina", "Doce Pitanga", "O Comba", "Vidas a preto e branco", "Caminhos cruzados" e "113", são alguns dos projectos que integrou.

Yolanda é igualmente membro do grupo de teatro, Núcleo de Artes Pitabel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital